segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Primeiro cupcake da Ana Júlia

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje, pela primeira vez, estamos escrevendo juntos. Por ser um blog nosso, é importante que façamos isso juntos. =)
Domingo passado nossa filha linda fez 7 meses. Ficamos emocionados ao ver seu desenvolvimento!
Cada dia mais linda, esperta, aprendendo e descobrindo coisas novas.
Tudo é muito lindo. Desde os centímetros que ela cresceu, até uma nova sílaba, expressão, ou carinha que aprendeu.
Somos muito gratos a Deus pela filha maravilhosa que Ele nos deu!
Na quarta feira, o Thiago trouxe cupcakes para nós. A madrinha da Ana Júlia, Carol faz os maravilhosos Cake do Cerrado [super recomendo, os melhores que já comi!]. Sempre que eu comia ela ficava doida pra pegar, mas nunca eu não deixava, então dessa vez resolvi deixar.
É claro que o Thiago não concordou, mas só contei depois que já tinha dado. rs =p
Ela fez muuuuita bagunça! Não apenas se sujou como também deixou a mesa e o chão imundos!
Olhem só o vídeo que fiz no momento.
Muito linda nossa princesa.
Depois colocamos mais vídeos de nossa gatinha!
Beijos.


Cínthia e Thiago

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desenhos com enredo fantástico prejudicam as crianças

Boa noite pessoal.
Depois de muuuito tempo sem publicar, estou de volta!
Ontem vi um twitte da revista Veja que me chamou atenção e resolvi compartilhar.


Programas com ritmo muito acelerado atrapalham o aprendizado infantil


Crianças pequenas que assistem a programas de televisão com ritmo acelerado e com um enredo fantástico – como o desenho Bob Esponja - podem acabar desenvolvendo problemas de aprendizado e de comportamento. É o que afirma um estudo conduzido pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e que será publicado na edição de outubro do periódico médicoPediatrics.
Para chegar aos resultados, psicólogos da universidade analisaram crianças de quatro anos imediatamente após elas assistirem a nove minutos de Bob Esponja. Descobriu-se, então, que a função executiva dessas crianças (habilidade de prestar atenção, resolver problemas e de ter um comportamento moderado) havia sido seriamente comprometida, frente às crianças de quatro anos que passaram os nove minutos assistindo a um programa com ritmo mais lento e realista, ou desenhando.
De acordo com Angeline Lillard, pesquisadora chefe do estudo e professora na Universidade da Virgínia, pode haver duas razões pelas quais esses programas têm um impacto tão negativo no aprendizado e no comportamento infantil. “É possível que o ritmo acelerado, com personagens em movimento constante, e a fantasia prejudiquem a habilidade que a criança tem de se concentrar”, diz. Segundo ela, uma segunda possibilidade seria que, ao se identificar com os personagens sem foco e frenéticos, a criança acabe por adotar essas características.


Consequências - Para Lillard, os pais devem considerar esses fatores quando forem decidir o que o filho pode ou não assistir. “Programas como o Bob Esponja podem comprometer a capacidade de aprendizagem e de comportamento”, diz. De acordo com a pesquisadora, aos quatro anos as crianças estão numa fase importante do desenvolvimento. Assim, assistir à TV, e suas consequências, podem ter efeitos duradouros – a pesquisa de Lillard, no entanto, estava focada apenas em efeitos imediatos.
“Crianças pequenas estão começando a aprender como se comportar e como aprender”, diz. “Na escola, elas devem se comportar adequadamente. Elas precisam se sentar, comer de maneira correta e serem respeitosas. Tudo isso requer funções executivas. Se uma criança assistiu apenas a um programa de TV que prejudicou essas habilidades, não podemos esperar que ela se comporte em seu nível normal em todas as situações do dia”, diz Lillard.
A especialista recomenda, então, que os pais usem atividades criativas de aprendizado, como blocos para construção e jogos de tabuleiro. “A função executiva é extremamente importante para o sucesso da criança na escola e na rotina”, diz Lillard. “É importante para sua saúde mental e física.”
Conheço uma criança que adora Bob Esponja, e, muitas vezes ele haje e fala como o desenho.
Ana Júlia adora o Bob e desenhos do tipo, que são bem animados, coloridos e agitados, e sempre é mais fácil colocá-la pra assistir desenho quando preciso de tempo, mas agora vou analisar bem o que ela assiste na tv.